PROPOSTA DE REDAÇÃO - TEMA 20

Tema 20!

Uau, que coisa linda, já são 20 temas.

Então, por favor escolham um deles, e mandem bem nos textos, como sempre.

(obs. Esse tema é sensacional)

Por favor coloquem nome e sala.

Instruções:

- O texto deve ser escrito a caneta;

- A redação não deve ultrapassar 30 (trinta) linhas, nem ter menos que 7 (sete) linhas; e

- Não serão corrigidas redações que deliberadamente fugirem do tema proposto.



Rafa Nucci 

Abraços!

____________________________________________________________________

Tema 20

Os trechos abaixo discorrem sobre Transumanismo, um dos ramos do pensamento científico. Leia e os textos, e escreva uma dissertação argumentativa sobre sua opinião sobre o tema. Não esqueça de dar um título a sua redação. 

Texto 01

A criação de uma inteligência artificial mais inteligente que a humana com uma relativa independência também está sujeita a riscos. Existem, provavelmente, mais de um trilhão de organizações estruturais possíveis que constituiriam uma inteligência artificial. Somente uma minoria dessas organizações tem a propriedade de serem benéficas aos seres humanos. Para que possamos escolher o conjunto de organizações certas é necessário, antes de construir uma inteligência artificial, um estudo profundo e detalhado da segurança desse projeto. Por último, a Nanotecnologia, que por muito tempo foi temida, pois se acreditava que a construção de uma máquina autorreplicadora que engolisse a Terra fosse de uma probabilidade grande. Hoje se sabe que, apesar de possível, esse cenário é improvável. Ainda assim, o poder de destruição associado à Nanotecnologia será extremamente maior que o nuclear. Por isso se faz necessário, desde cedo, o controle e a regulamentação da pesquisa nessa área.
Muito mais difícil de avaliar de uma maneira exata é o risco da tecnologia criar um mundo que, apesar de habitado por seres conscientes, seja tão radicalmente diferente do nosso que não possamos reconhecer nele nenhum dos nossos valores humanos. Esse risco se torna mais provável na mesma proporção em que o cidadão médio é omitido do debate sobre novas tecnologias. Um dos modos dele ser combatido é com a intensa participação da população neste debate, de modo que nossas escolhas a respeito reflitam nossos valores. Desta maneira se espera que, ao final de algumas décadas, seja o que for que esteja habitando a face da terra, este ser irá conter grande parte do que consideramos parte daquilo que deve ser preservado. Como já afirmou Russell: "A ciência não é substituta da virtude; o coração é tão necessário para uma vida como a cabeça"
(FABIANO, João Lourenço de Araújo, em Revista Filosofia, http://filosofiacienciaevida.uol.com.br/ESFI/Edicoes/43/artigo162084-5.asp, acesso em 06 de setembro de 2016)


Texto 02
Você certamente já ouviu falar sobre o transumanismo. Ele consiste em uma filosofia que incentiva o uso da biotecnologia para superar limitações do corpo e melhorar as condições humanas. Pairando entre preconceitos e a alta tecnologia está a possibilidade de superar o envelhecimento, deficiências cognitivas e diversos sofrimentos causados por fatores até então incontroláveis.
(..)
Entre as diversas possibilidades que o transumanismo pode trazer, algumas chamam muito a atenção da comunidade cientifica e aparecem em forma de pesquisas, que mostram todo o potencial da modificação corporal ou genética em prol de uma qualidade de vida melhor.
(..)
Os transumanistas compartilham o entendimento de que a evolução dos humanos não deveria continuar entregue apenas à natureza, que faz com que os genes passem por um processo de mutações “aleatório”, mas sim que haja uma intervenção com a finalidade de otimizar o processo.
(...)
Com estes conceitos do transumanismo, seria possível criar pessoas imunes a doenças como a AIDS e a malária, além de garantir a prevenção de doenças genéticas, como asma, diabetes, cancro, hemofilia, mongolismo, alguns tipos de doenças cardiovasculares, entre outros. Além disso, alguns aspectos do envelhecimento poderiam ser retardados ou, até mesmo, eliminados.
Outra possibilidade do transumanismo seria a melhoria do sistema imunológico, o que pode gerar uma resistência ainda maior aos mais diversos tipos de doenças, mesmo com o passar dos anos e o enfraquecimento físico decorrente da idade avançada. Essa “reprogramação” de genes representaria um ganho gigantesco na qualidade de vida e na quantidade de anos vividos.
A polêmica ocorre por diversos fatores, mas o principal deles seria o medo de que as pesquisas percam o foco e o controle, aumentando mais ainda a desigualdade ao criar um tipo de segmentação genética.
Em outras palavras, muitos acreditam que a possibilidade de modificar genes em pouco tempo se transformaria em um privilegio de pessoas com grande poder aquisitivo, que passariam a ter filhos mais inteligentes e saudáveis do que o resto da população. Ou seja: com muito dinheiro, você poderia ter filhos “melhorados” geneticamente – ou, ao menos, com uma predisposição a terem melhores desempenhos em uma série de tarefas.
Alguns pesquisadores falam na criação de “genes puros”, o que também assusta parte da comunidade científica mais conservadora, que teme pelo fim da diversidade na espécie. Ao mesmo tempo, alguns religiosos também combatem as pesquisas com argumentos variados em torno de temas já vistos em praticamente todas as inovações relacionadas à saúde e ciência, como a condenação de um suposto “desejo de superar criações divinas”.

(Hecke, Caroline, 2013 em Futuro, http://www.tecmundo.com.br/futuro/42395-transumanismo-voce-esta-pronto-para-conviver-com-os-humanos-melhorados-.htm, acesso em 06 de setembro de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário