Papo rápido sobre a independência do Brasil

Pensaram que ia essa data ia passar batida para a minha pessoa? Ledo engano amores. Essa semana é muita gente especial fazendo aniversário, lembrando que o Brasil está um caos e que estou sem o meu amado notebook tudo conspirou contra um texto no tempo certo.

Professora, deixa eu perguntar quando vamos falar de independência do Brasil? Agora ora pois....
Professora, você vai começar o período joanino agora.

A Europa no inicio do século XIX estava uma coisa estranha é tipo aquela música “festa estranha com gente esquisita”. A França e a Inglaterra estava em conflito mais uma vez, o Bloqueio Continental de 1806 decretado por Napoleão dificultou a vidinha dos ingleses que eram muito chegados a coroa portuguesa.
Napoleão alega quem comercializar com a Inglaterra será invadido, o treco só piora porque se Portugal para de comercializar com  a Inglaterra perde a colônia para os ingleses, mas a França invade o território.
É gente isso é mais difícil do que escolher qual crush gostamos mais para pedir em namoro para ir ao cinema.
Leia com mais detalhes sobre o bloqueio: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/bloqueio-continental-napoleao-proibiu-comercio-com-a-inglaterra.htm

A Inglaterra tinha acordos bem interessantes com a coroa portuguesa, os caras deviam até as ceroulas para os ingleses, por exemplo, monopólio sobre bens industrializados, taxas menores para seus produtos e livre acesso aos portos brasileiros, no caso o Brasil não poderia se industrializar e se dedicar somente a agricultura e a extrair matéria-prima.
Como tinham que escolher um lado, optaram por mais um acordo com os ingleses, levariam toda a corte para o Brasil sob concessões comerciais.
Os portugueses foram orientados a atender bem as tropas napoleônicas para que não houvesse derramamento de sangue.


Vocês devem estar pensando, ok professora super importante, mas que cazzo que isso vai me servir?
Simples uma parte da historiografia brasileira (estudo da escrita da História) considera que a independência começou a partir dai. Com a corte no Brasil ele é elevado a Estado Além Mar do Reino e não é mais colônia. Como enxergar isso? Com a abertura dos portos para as nações amigas que favorecia o comércio com a Inglaterra.

Mesmo com a queda de Napoleão, em 1815, Dom João VI não queria retornar a seu pais, mas a revolução do porto (1820) fez com que decidisse voltar, motivo? O povo proclamar ou o rei vem ou elegemos outro (mais democrático que o impeachment da Dilma).

Dom Pedro I fica sofreu pressão para retornar, com a morte do pai sua filha assume o troco, Dom Miguel irritado com essa postura se casa e sequestra a sobrinha, vai pensando que incesto só acontece em GoT, tem gente que ele voltou para Portugal por querer salvar a filha, mas todo mundo concorda que ele queria era salvar o trono dele.
Antes disso ele já tinha dado a independência para o Brasil em 1822, o que significa que o Brasil se tornou autônomo. Para que Portugal reconhecesse perante o mundo a emancipação solicitou que o Brasil pagasse uma divida com os ingleses, nascemos já devendo, mas divando.
Dom Pedro I parte para Portugal e deixa seu filho Dom Pedro II sob tutela de José Bonifácio, tem uma estatua desse cara perto do viaduto do Chá, passamos por um período de regência conturbado.
Adorei o vocabulário: dom Miguel mandou o irmão ir a favas. (se ferrar no nosso idioma moderninho).

Passamos por um período de regências e de conflitos, precisaram diminuir a maior idade de Dom Pedro II casando-o precocemente. Fomos governado por um adolescente.

Dom Pedro II era uma figura até que muito adorada, foi criado para ser um perfeito governante, era reservado e pouco se sabe de sua intimidade. Tinha uma saúde frágil por esse motivo sua filha princesa Isabel assumiu o trono e assinou o documento da abolição da escravidão em 1888.

Quero ir para os finalmente porque sou ansiosa, ela não era boazinha, ela tinha interesse de usurpar o trono do próprio pai com a ajuda dos abolicionistas, depois que o fez os grandes fazendeiros enxotaram a família real brasileira.
Esses episódios na história do Brasil para uma instabilidade politica forte, que virou costume, a nossa independência veio de um delírio megalomaníaco de ser rei, nossa república por um desejo de aprimorar a agroexportação.
O capitalismo estava em pleno vapor, o Brasil se via pequeno diante e um mundo que começou a se acelerar, também serviu e palco de experimentações e contestações. Digamos que o mundo enxergava um primitivismo do capitalismo por essas bandas, tentamos nos industrializar somente nos anos 30, porém isso somente foi acentuado nos anos 50.
Ainda temos uma economia agroexportadora, dependemos de tecnologia importada, temos uma síndrome de vira-lata, mas ninguém fala que para um país forjado em interesses de poucos até que nos viramos bem.
Vivemos atualmente em um momento de crise politica e econômica profunda que demonstra que estamos tentando mudar esse cenário arcaico que nos enfiaram durante a colonização. Não ia repetir, mas vou sim "a história do Brasil é feita de uma sucessão de golpes".
O que devemos procurar nesse momento talvez não seja culpados, mas sim quem tem um projeto que desarticule essas poucas pessoas que mandam em tudo.

Até o próximo texto.

Profª Lene de História do Brasil 

Nenhum comentário:

Postar um comentário