PROPOSTA DE REDAÇÃO - TEMA 08

Amigues, 

Reeeeedação no blog! Sábado estarei no cursinho para pegar esse tema, e todos os outros temas das redações que tenho certeza que fizeram no feriado.

Para me enviar dúvidas, pedir correções, contar as dificuldades, escrevam para nucci.rafa@gmail.com

POR FAVOR não se esqueçam de colocar nome e turma na redação de vocês. 


Instruções:

- O texto deve ser escrito a caneta;

- A redação não deve ultrapassar 30 (trinta) linhas, nem ter menos que 7 (sete) linhas; e

- Não serão corrigidas redações que deliberadamente fugirem do tema proposto.


____________________________________________ 

 TEMA 08

Texto 01

A Previdência Social é um dos órgãos que compõem o sistema de seguridade social. Esse sistema, por sua vez, é formado pelo conjunto de ações e serviços de responsabilidade do poder público, que visam garantir o bem-estar e a justiça social através da saúde, da assistência social e da previdência em si.
A Previdência, é um seguro social administrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).  Mediante contribuição, a Previdência garante, aos assegurados, proteção em especial, através de diversos tipos benefícios previstos na Lei 8.213/91, tais como aposentadorias, o seguro desemprego, auxílios-doença, reclusão e acidente, pensão, salário maternidade, entre outros.
Adaptado de: Waldhelm Neto, Nestor: Entenda a importância da Previdência Social. Publicado no Blog Segurança do Trabalho em 28/10/15. Disponível em http://segurancadotrabalhonwn.com/entenda-a-importancia-da-previdencia-social/

Texto 02







Como você imagina a sua renda no futuro? De 2009 para cá, o envelhecimento da população é uma tendência em muitos países e seu reflexo pode ser observado no consumo, mercado de trabalho, organização familiar e nos gastos do governo com saúde e previdência social.



Hoje, a previdência consome 22,7% da despesa total do governo brasileiro. Uma pesquisa internacional apontou que os gastos previdenciários equivalem a 11% do PIB no Brasil e a 6% do PIB nos EUA, sendo que a proporção da população norte-americana acima dos 60 anos (16% da população total) é o dobro da brasileira (8% da população total).



Para especialistas, a valorização do salário mínimo -- que corrige os benefícios --, a aposentadoria precoce e o excesso de pensões são fatores que ajudam a elevar os gastos do governo com a previdência.



Por isso, equilibrar as contas públicas é um dos pontos centrais da mudança já que o Brasil viverá uma transição demográfica a partir de 2030, quando a previsão do IBGE indica que a população brasileira vai atingir seu pico e terá o maior número de pessoas trabalhando. A população jovem, entre 15 e 29 anos, deve cair muito a partir desta data.



Ao longo da história, as mudanças demográficas criaram desafios importantes para as sociedades. Muitos países fizeram reformas, se adaptaram a novos cenários. Até 2030 o Brasil tem um curto tempo para definir como vai tratar a sua melhor idade.




Adaptado de: Martins, Andreia. Aposentadoria: No Brasil, previdência é um desafio para o futuro. Uol Vestibular. Publicado em 24/7/15. Disponível em http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/aposentadoria-no-brasil-previdencia-e-um-desafio-para-o-futuro.htm

Texto 03

Novas regras para a aposentadoria estão em vigor; entenda as mudanças




A nova regra estipula um sistema de pontos para que a pessoa possa se aposentar pelo valor integral. Esse sistema soma a idade com o tempo de contribuição. Entenda:

Como funciona?
A nova regra determina que, para as mulheres que querem se aposentar até o fim de 2018, é preciso somar o tempo de contribuição com a idade, até atingir um total de 85 pontos. No caso dos homens, a soma deve ser de 95 pontos. O tempo mínimo de contribuição previdenciária é de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens.

Na prática, como isso funciona?
Uma mulher de 55 anos de idade, por exemplo, poderá pedir a aposentadoria após ter contribuído por 30 anos com o INSS (a soma alcança 85 pontos). Já o homem precisaria ter contribuição de 35 anos para se aposentar aos 60 anos de idade, por exemplo (a soma chega a 95 pontos).
A idade do aposentado, contudo, pode ser maior ou menor. Isso vai depender do tempo de contribuição previdenciária.

Por que instituir essa progressividade do sistema de pontos?
Porque o modelo não pode ser estático, já que a expectativa de vida do brasileiro continuará crescendo. Vincular o sistema de pontos à expectativa de vida evita que a discussão sobre os valores tenha que ser feita a cada tanto.

Por que a mudança da regra é importante?
A nova fórmula é importante para evitar o gasto extra na Previdência Social e garantir acesso à aposentadoria ao trabalhador brasileiro. De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência Social, sem a fórmula esse déficit nas contas previdenciárias poderia atingir R$ 100 bilhões até 2026.
Adaptado de: PORTAL BRASIL. Novas regras para a aposentadoria estão em vigor; entenda as mudanças. Publicado em 05/11/2015. Disponível em http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/11/novas-regras-para-a-aposentadoria-estao-em-vigor-entenda-as-mudancas





Com base nos textos e em seus conhecimentos sobre o assunto, escreva uma dissertação, na norma culta da língua portuguesa, sobre o seguinte tema: O que fazer para garantir o funcionamento do sistema previdenciário no futuro?


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário