Como
Todas as salas já tiveram aulas de Coesão/Coerência com o
Muito importante todo mundo fazer, principalmente para ver se vocês entenderam tudo!
Recado: Aproveite essa semana, para você que
Lembrem-se que é bom escrever sobre todos temas, difíceis e fáceis!
Seguem os links para os temas anteriores:
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/04/proposta-de-redacao-tema-01.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/04/proposta-de-redacao-tema-02_10.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/04/proposta-de-redacao-tema-03.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/04/proposta-de-redacao-tema-04.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/05/proposta-de-redacao-tema-05.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/05/proposta-de-redacao-tema-06.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/05/proposta-de-redacao-tema-07.html
http://cursinhopopularcarolinadejesus.blogspot.com.br/2016/05/proposta-de-redacao-tema-08.html
EXERCÍCIO 01
Leia atentamente a seguinte citação:
A quem me pergunta se sou pessimista ou otimista, respondo que meu conhecimento é de pessimista, mas minha vontade e minha esperança são de otimista.
Albert Schweitzer
Diante da atual realidade brasileira, com base sua opinião seria justificado adotar-se um modo de pensa semelhante ao do autor da citação?
Escreva uma resposta, em que fique claro seu ponto de vista, e tente utilizar dois tipos de argumentos.
(tema adaptado)
EXERCÍCIO 02
Governo do Amazonas anuncia criação de novas áreas de preservaçãoO governo do Amazonas anunciou hoje a criação de seis novas áreas de preservação
ambiental no Estado. São 4,2 milhões de hectares transformados em parque, floresta estadual, reservas extrativistas e de desenvolvimento sustentável.
As regiões onde se situam essas áreas são ricas em biodiversidade e ambiente natural
das espécies em extinção, como o peixe-boi, a ariranha e o boto tucuxi.
O secretário de Estado do Meio Ambiente disse que com as seis novas áreas, o governo aumenta para 12,2 milhões de hectares o total de áreas protegidas na esfera estadual.
“O fato de nós termos 98,2% da cobertura vegetal intacta não significa que vá ficar
assim eternamente. Estamos evitando que o desmatamento chegue a essa área, que é o
coração da Amazônia.”
“Essas reservas possibilitam a permanência das populações tradicionais e, ao mesmo
tempo, a conservação da natureza. Isso é responsabilidade social”, disse o secretário.
(Kátia Brasil. Agência Folha, 05 set. 2003.)
1. Pelo contexto linguístico, que referência tem a palavra “hoje”?
2. A informação a partir de “São 4,2 milhões...”, no primeiro parágrafo, caracteriza que ideia
introduzida na oração anterior?
3. Que palavras se referem no texto ao espaço político e geográfico onde foram criadas as
áreas de reserva?
4. Como o leitor pode identificar a que se refere a expressão “essas áreas”, no segundo
parágrafo?
5. A que se refere a expressão “as seis novas áreas”, no terceiro parágrafo?
6. Como o leitor é levado a entender “assim”, no quarto parágrafo? Onde pode encontrar essa informação?
7. A que se refere a expressão “essa área”, no quarto parágrafo?
8. O pronome “que”, no quarto parágrafo, refere-se a que expressão para qualificá-la como
“coração da Amazônia”?
9. Localize no texto outras expressões que se referem à mesma coisa que “Essas reservas”, no último parágrafo.
10. Por que o leitor é levado a interpretar que peixe-boi, ariranha e boto tucuxi são espécies em extinção? Que relação semântica ocorre aí?
11. Considerando que o conjunto dos elementos – elos – que retomam a mesma ideia compõe uma cadeia coesiva, identifique a cadeia coesiva que se refere às áreas de preservação ambiental
(créditos: Editora Ferreira)
Como sempre, quem quiser
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