PROPOSTA DE REDAÇÃO - TEMA 10

Carolindas e carolindos!

Tema novo de redação no blog!  Tema 10!

No dia 25 de junho, não estarei no cursinho, mas es outres profes de linguagem vão recolher os textos para mim!

Façam os textos, POR FAVOR!

Ah, leiam aqui embaixo a reflexão da Lene! Tá bem legal!

Para me enviar dúvidas, pedir correções, tirar dúvidas escrevam para nucci.rafa@gmail.com

Não se esqueçam de colocar nome e turma na redação de vocês, por gentileza,


Instruções:

- O texto deve ser escrito a caneta;

- A redação não deve ultrapassar 30 (trinta) linhas, nem ter menos que 7 (sete) linhas; e

- Não serão corrigidas redações que deliberadamente fugirem do tema proposto.


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Sobre silêncios

Entre 2014 e 2015, bancadas políticas se organizaram nas casas legislativas do país para excluir “gênero” e “orientação sexual” dos planos nacionais, estaduais e municipais de educação, silenciando discussões que estavam em curso e dificultando debates sobre desigualdade e violência no ambiente escolar.
No início de maio de 2016, ao tomar posse do governo, Michel Temer extinguiu o Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, cujo resultado é a redução de espaços institucionais para debate a respeito dos direitos e das demandas das mulheres.
Ainda em maio de 2016, houve o estupro coletivo de duas jovens, uma no Rio de Janeiro e outra no Piauí. No Rio, foram trinta e três homens que violentaram a adolescente; o vídeo “vazou” (foi compartilhado sem consentimento na internet, o que já constitui crime), ela estava inconsciente e nua. Os comentários que circularam pela internet desconfiavam da versão da vítima e a condenavam. A desconfiança e o julgamento fazem parte do que se tem chamado de “cultura do estupro”. O livro Transforming a Rape Culture (1991) define a cultura do estupro como “crenças que encorajam a agressão sexual masculina e auxiliam a violência contra as mulheres”. A renomada feminista negra, bell hooks, declara: “Nós vivemos em uma cultura que condena e celebra o estupro”. Ao mesmo tempo que a sociedade condena o estupro como um ato violento, investe no corpo feminino como vulnerável, disponível para o sexo e consumível (mesmo que à força). Sobre esse assunto, a Secretaria de Políticas para as Mulheres divulgou, em 2014, a pesquisa “Violência contra a mulher: o jovem está ligado?”, que perguntava a jovens de 16 a 24 anos qual era a sua percepção sobre violência. Do total, 96% das entrevistadas/os reconhecem que há machismo no Brasil, 78% das mulheres foram assediadas em locais públicos e 59% dos homens receberam fotos ou vídeos de mulheres desconhecidas nuas.
O que esses episódios possuem em comum com o ambiente escolar? Ano a ano, nas escolas do Brasil, meninas e meninos entram na puberdade. Dizemos que os meninos “esticam” e as meninas “ganham corpo”. Elas aprendem desde cedo que é delas a responsabilidade sobre como o seu corpo é tratado no espaço público. Por isso ouvem: “não sente de pernas abertas”. E o que elas fazem quando “ganham corpo”? Algumas usam roupas mais largas e amarram o moletom na cintura com o objetivo de se esconder, outras testam maquiagens e experimentam suas formas de expressão. No entanto, independentemente de suas escolhas, essas meninas irão ouvir comentários feitos por seus colegas: “fiu-fiu” nos corredores, insinuações e toques sem consentimento. O estudo acima citado revela como 68% das jovens ouviram uma cantada que considerou desrespeitosa, 44% foram assediadas em festas e 30% foram beijadas à força.
O que as escolas costumam fazer quando essas agressões ocorrem em ambiente escolar? Calam. O emudecimento não reconhece a dor e perpetua a agressão. A “cultura do estupro” é aquela que silencia a agressão sexual sofrida por essas jovens. Curiosamente quando uma criança relata um caso de abuso sexual, ninguém duvida: se ela diz, é verdade. Quando o mesmo ocorre com uma mulher, a reação é desconfiar e julgar. O que isso indica? Atribuímos autoridade diferente às pessoas e negamos a algumas delas a capacidade de denúncia.
Os episódios acima evidenciam esforços feitos para silenciar os espaços que discutem a questão de gênero e revelam o momento bastante delicado do país. Calar o debate gera dor e elimina a capacidade humana de se manifestar.

Adaptado de: LINS, Beatriz Accioly; MACHADO, Bernardo Fonseca; ESCOURA, Michele. Sobre silêncios. In: Blog da Companhia. Publicado em 3/6/2016. Disponível em:http://www.blogdacompanhia.com.br/2016/06/sobre-silencios/

O texto aqui reproduzido discute a expressão "cultura do estupro" e suas repercussões mais atuais na política e sociedade brasileiras. Tendo lido com atenção, redija uma dissertação argumentativa, na qual você discuta as ideias nele expressas, argumentando de modo a expor com clareza seu ponto de vista sobre o assunto de que ele trata.

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