O que salva uma redação no vestibular? Conectivos corretos.
O uso correto das conjunções melhora a nota de coesão, coerência, além de deixar o texto mais agradável para leitura.
Então, o lindo do Jonatas deixou esses exercícios para vocês.
Bjos,
Rafa
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1. Classifique as conjunções nas frases
abaixo: Proporcionais, temporais,
conformativas, causais, condicionais, concessivas, finais
A)
Hoje estou com um humor péssimo, porque briguei com mamãe.
B) Quando acordei, minha bolsa havia
sumido.
C) Conforme eu já sabia, tirei nota baixa.
D) Ainda que eu sofra, não voltarei.
E) Caso você saia, feche a porta.
F) Estudei o assunto para que pudesse ir
bem na prova.
G) A medida que ia lendo o livro, entendia
o assunto.
H)
Quanto mais ele mente, mais se atrapalha.
I) Ele foi mal visto que esqueceu o
trabalho de Português.
J) À proporção que estuda, mais aprende.
2..A conjunção como pode expressar ideia de
causa, conformidade ou comparação. Que ideia ela expressa em cada uma das
orações abaixo?
A) Prepare esses sanduíches como
expliquei.
B) Esse garoto joga tão bem como os
profissionais.
C) Como havia pouca gente, a reunião foi
adiada.
D) Como eu previa, nosso plano funcionou
direitinho.
E) Hoje está fazendo tanto calor como
ontem.
F) Nada saiu como esperávamos.
3. Complete os espaços com as conjunções
subordinativas indicadas nos parênteses:
A) Seria mais poeta......... Fosse menos político.(condicional)
B) Tudo foi planejado ...................... Não houvesse
falhas.(finalidade)
C) Dona Luísa fora para lá ................ Estava só.(causal)
D) ..............................o tempo
passa ,mais saudades eu sinto.(proporcional)
E) O frio era grande,
...................aproximou-se da lareira.(causal)
F) Nesse instante, Pedro se levantou .............. Se tivesse levado uma
chicotada.(comparativa)
G) Falou tanto na reunião.........ficou rouco.(causal)
H) ..................fosse convidado ,não
iria à reunião.(concessiva)
I) ................................... O que eu havia dito, não
viajarei.(conformidade)
J) Fiz-lhe sinal .............. Se calasse.(finalidade)
K) A emoção foi .................grande
..............desmaiou.(consecutiva)
4. Marque e classifique todas
as conjunções do texto:
O que é ser negro no Brasil?
O termo negro é usado para
designar pessoas com um fenótipo de pele escura e
cabelo crespo. A palavra passou a ser adotada no século XV com a escravização de africanos por portugueses. Acarretando a marginalização social dos povos
escravizados, enraizando o conceito de que tudo
que é negro é ruim.
Em diversos países africanos,
chamar alguém de negro soa como ofensa. Sendo então empregada a palavra “black”
ao invés de “niger” (preto). Se formos analisar
pela ótica dos conceitos aparecidos no dicionário Aurélio, dá-se toda razão aos
povos que não gostam de serem taxados como negros. Porque, no ilustríssimo
dicionário, a palavra “negro” (indivíduo de cor negra) significa: sujo,
encardido, muito triste, lúgubre, melancólico, lutuoso, maldito, sinistro,
perverso...
E a mulher negra? Aparece
denominada como mulher de cor preta, escrava cativa. Esses conceitos
infelizmente são trazidos para a realidade do dia-a-dia dos afrodescendentes,
ficando claro que a um indivíduo da raça negra
pertencem todos os "adjetivos" acima.
São esses os conceitos que os
estudantes brasileiros aprendem sobre o que é ser negro. Nunca compreendi a
comparação: correndo é bandido e branco correndo
é atleta, mas depois que
um colega meu, estudante de turismo, me alertou sobre o significado da palavra
negrada, eu entendi porque o negro correndo é
visto como ladrão e marginal.
O termo “negrada” aparece no
dicionário Aurélio como grupo de indivíduos dado a pandegas e a desordem. Ou seja, se um grupo de negros reunidos são desordeiros, um
elemento deste grupo nunca deixará de sê-lo. É por isso
que um negro correndo é visto pela sociedade como bandido, principalmente se
ele estiver correndo em direção a um grupo de negros dizem logo que é uma quadrilha.
Deve ter sido por isso que os malês se revoltaram em 1837, os
motivos todos nós sabemos: a escravidão e a intolerância religiosa. E
para completar, eram negros muçulmanos, guerreiros que não se curvaram as injustiças sociais. Quem
conhece verdadeiramente a religião islâmica sabe que
a palavra “islam” significa paz, mas o muçulmano
pode se defender em casos de injustiças e não
dar o outro lado do rosto a bater. Não havia recursos democráticos para os
malês contestarem, o jeito foi recorrer ao conflito armado.
Foi exatamente por isso que eles foram expulsos da Bahia, quem iria
presenciar um templo religioso sendo destruído como
fizeram com a mesquita da vitória ficaria calado e subserviente?
Mas também há que se ressaltar que
desde aquela época existiam negros contra negros. O movimento dos malês
foi boicotado por causa de dois negros libertos que entregaram os planos dos
malês as tropas imperiais fazendo com que o movimento fosse sufocado. E ainda hoje não é diferente, existem negros que humilham e maltratam
os próprios negros, ao invés de se juntarem e unirem-se para uma causa comum.
Nelson Mandela, que foi
considerado um terrorista, hoje é um herói. Ele foi contra o apartheid
prometendo cometer atos não violentos, mas depois
não teve jeito: recorreu aos meios armados. Enquanto
estava na prisão, Mandela enviou uma declaração para o NCA (e que viria a público em 20 de Junho de 1980) em que
dizia: "Unam-se! Mobilizem-se! Lutem! Entre a bigorna que é a ação da massa unida e o
martelo que é a luta armada devemos esmagar o apartheid!
Aparteid, nos dias de hoje,
ainda existe, mas de uma maneira camuflada. Já em alguns casos esse aparteid é bem visível: negros
cotistas de uma lado e brancos não cotistas de
outro. Negros bolsistas e brancos que pagam
integral. O correto não seria que todos tivessem a mesma oportunidade de
crescer e se desenvolver em um país que se diz
de TODOS?
E Zumbi dos Palmares que nasceu livre, mas com seis anos foi capturado como se fosse um
"animal" e entregue as autoridades
portuguesas. Tentaram "adestrar" o negro eliminando sua cultura e impondo a cultura da igreja: sacramentos,
aprendizado do português e do latim, mas não adiantou. Zumbi voltou às suas origens. Lutou,
mas acabou morto com a cabeça cortada. Em 14 de
março de 1696, o governador de Pernambuco Caetano de Melo e Castro escreveu ao
Rei: "Determinei que pusessem sua cabeça em um poste no lugar mais público
desta praça, para satisfazer os ofendidos e justamente queixosos e atemorizar
os negros que supersticiosamente julgavam Zumbi
um imortal, para que entendessem que esta empresa acabava de todo com os
Palmares."
Ser negro é assumir não só a
cor da pele e o cabelo black, mas lutar contra as injustiças sociais como os malês tentaram, é lutar para pressionar as
autoridades a reverem esses conceitos pejorativos da palavra negro que aparece nos dicionários, lutar pela inclusão no
mercado de trabalho, pela inclusão acadêmica e por
um respeito social.
Atualmente não há necessidade
de recorrer as armas nem a guerra, existem vários meios de pressionar o poder
público brasileiro a se posicionar sobre a questão do negro e do que é ser
negro. Basta vontade, determinação e consciência de que uma mudança precisa ser
feita (nossos antepassados tinham essa consciência), mas que para a mudança
existir de fato o negro precisa mostrar a sua força a força da maioria, se
organizar e lutar pelo amor mútuo entre os indivíduos de quaisquer raças.
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