Do micro ao macro

   


    A vida de um ser humano é simples e rotineira. Trabalhamos para nos alimentar e trabalhar, alguns possuem o luxo de poder estudar antes para que a hora trabalhada valha mais. Garantimos o nosso pão de cada dia e morremos. Mas nunca paramos para pensar sobre os motivos nem a origem da nossa espécie.
    A começar pela raça humana, como é feito o humano? Quais são as diferênças do humano para o cachorro, gato, macaco ou até a árvore? Será possível comparar seres tão inteligentes com coisas ou seres que não possuem a capacidade de calcular, fazer quadros ou rimas?

    Sabemos que o ser humano é constituido por órgãos altamente complextos que trabalham em conjunto para que o conjunto como um todo possa funcionar adequadamente. Cada órgão faz uma tarefa diferente, como produzir energia, possibilitar movimentos ou fazer com que exista o sentimento. Todos os órgãos do corpo são formados por tecidos, um conjunto de células. Nos tecidos a célula sozinha não faz o menor sentido existir, aliás uma célula que quer sobreviver sozinha deve ser elimidada do corpo, pois trará a morte de todas as células inclusive a dela mesma. Todas as células são formadas por organelas, que são pequenos compartimentos delimitados por uma membrana, possuem papeis específicos a desempenhar na função global de uma célula e a existência de cada organela só faz sentido na luta contra a extinção do todo.   
    A maior parte do corpo humano é constituido principalmente por hidrogênio, nitrogênio, oxigênio e carbono. Mas existem muitos tipos de átomos, como: ferro, argônio, sódio, etc. São muitos átomos e uma enorme variedade, cada elemento com sua característica. Podem ser pesados ou leves, condutores elétricos ou isolantes. Essa diferênça vem das quantidades de prótons, neutrons e elétrons que cada um possui e isso permite que haja objetos, águas, árvores e o próprio ser humano como um todo. Tudo e todos são feitos de átomos e boa parte delas são feitas com o mesmo material que é feito o humano.

    Somos ao todo um grupo de 7 bilhões de humanos diferentes entre si, cada elemento com sua cor, idioma, gênero, apetite, sonhos. E ao mesmo tempo somos contituídos de órgãos, tecidos, células e átomos semelhantes. Somos humanos, gatos, cachorros, árvores, pedras, montanhas, pássaros. E a existência de cada um só faz sentido na luta contra a extinção global, incluindo a tarefa de eliminar o ser que estiver agindo contra esta ética natural, o funcionamento adequado do conjunto.

    As tantas variedades de átomos existentes na natureza vem de fusões nucleares que acontecem em estrelas como o Sol, são colisões de átomos de hidrogênio que fazem surgir novos átomos com diferentes quantidades de prótons, nêutrons e elétrons, ou seja, átomos com novas características. O Sol cria novos átomos por milhares de milhades de anos, e foram esses átomos que formaram o planeta terra, árvores, água, oceanos, macacos, gatos e seres humanos.
    O Sol é uma bola de fogo de quase 700 000 km de raio. Possui uma massa tão grande que afeta milhares de toneladas de planetas. Na mecânica Newtoniada dizemos que o Sol atrai tudo para si pela lei da gravitação. Isso vale para qualquer coisa que possua uma massa. Por exemplo, a Terra atrai a Lua fazendo com que esta gire em torno da Terra, e a Lua atrai a Terra durante suas órbitas e dão vida às impressionantes ondas no mar.

    A Terra atrai tudo ao seu redor pois massa atrai massa. Atrai o ser humano e este o atrai independente se este passou no vestibular ou se esforçou para ganhar dinheiro. O ser humano atrai a árvore, montanha, Lua, Terra, Sol e todas as estrelas, e estes o atraem porque o ser existe. E só pelo fato de existir, o universo nos dá a dignidade como direito e dever.

    Orbitamos o Sol e este ilumina toda a extenção da Terra que estava na escuridão da cegueira.  Saberemos quando amanhecer quando a luz refletir todas as existências e reconhecermos como iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário