Como falar sem palavras?

Antes de falar de qualquer movimento artístico é preciso entender a função de alguns objetos que usamos. Aqui a gente não vai se referir a um material concreto e sim a conceitos.
Comunicamo-nos o tempo todo, via Facebook, WhatsApp, e-mail, Snapchat, bom a lista vai se encerrar por aqui ainda tem chão para o debate. O ponto que quero chegar é nos comunicamos o tempo do, mas sabemos o conceito de comunicação?
Texto cheio de palavras repetidas, mas vamos para esse conceito logo.

Comunicação vem do grego communicare que significa partilhar algo ou seja quando falamos temos um objetivo de informar, concordar, discursar, qualificar ideias, opiniões e acontecimentos.

Aqui em História da Arte vamos tratar de como essa comunicação é feita se é visual ou sonora. Então antes de se pegar qualquer imagem, figura, cena ou música é preciso iniciar a investigação com o seguinte pensamento “quem se comunica quer dizer algo”, por que isso tem que ser importante? Simples, sempre achamos que quem o faz só quer passar o tempo e raramente procuramos o real motivo da obra.
Querem um exemplo, supimpa, eita gíria antiga, Jorge Amado em Capitães da Areia usa seu livro para propagar os ideais comunista, onde encontramos essas ideias? No João de Adão e no padre José Pedro. O impacto disso socialmente foi a tiragem queimada em praça pública por Vargas, e Jorge Amado chegou ser o autor mais lido da União Soviética.
Melhor que dar exemplos é treinar no decorrer das aulas até porque o ENEM não cansa nunca de colocar uma imagem e pedir para a gente assinalar a resposta correta de uma coisa que não temos noção do que é.
Primeiro de tudo, nem sempre tivemos o alfabeto e antes dele ser inventado pelos fenícios a comunicação “escrita” era feita por desenhos que representavam o que eles queriam falar. Esse tipo de registro servia para administrar ou para passar os conhecimentos parar as futuras gerações como é o caso da pintura rupestre e pintura egípcia.

Pintura Rupestre

O termo rupestre é derivado de rocha, mas por que um ser humano vai desenhar na rocha? Rituais de caça ou místicos, isso a gente nunca vai saber ao certo. Por que ela é importante? Pelo simples fato de ter sido convencionado que a História é escrita e não “desenhada” e acreditem dividiram o mundo entre antes e depois da invenção do alfabeto e por esse motivo aprendemos a enxergar esses povos como atrasados e inferiores.
Sociedades tribais são complexas e seus simbolismos também, as dinâmicas mudam de grupo para grupo, é invariável que sempre buscamos registrar nosso cotidiano e crenças. E outra quando foi decidido que a História seria dividida em antes ou depois da escrita não podemos nos esquecer que foi feita por pessoas letras que se achavam as melhores do mundo por saber ler e escrever, mas não queriam ensinar aos demais POR QUE ISSO ERA UM PRIVILÉGIO. Dessa forma é uma maneira de inferiorizar e ridicularizar os demais da sociedade que eles habitavam.





Parque Nacional da Serra da Capivara/ Br



Campo Limeiro – Galícia


Arte Egípcia
A arte do Egito Antigo nos concede maiores interpretações já que teve contato com as civilizações que escreveram a História, além das interações e integrações sociais tudo era ricamente documentado. A arte no Egito Antigo além de mostrar o cotidiano mostrava rituais sagrados, adoração ao faraó, festejava os feitos daquele povo e ajudava na administração.
Com uma arte muito rica de adereços e muitos significados os egípcios não deixam nem momento passar desapercebido.
Aqui por mais que tenha letras, desenho/pintura desempenha a função social de diário, de registro e demarcações do sagrado. Um “simples desenhinho” muito poderoso.











Estamos falando de comunicação por signos, não é o do Zodíaco, parece que nos comunicamos somente por palavras, pegue o seu celular e olhe uma conversa e veja se não tem um coração, uma carinha sorridente, os emojis que é uma febre tem como função exprimir uma sensação ou sentimento por meio de um desenho.






Lembra que falei que aprendemos enxergar os humanos da “pré-história” como inferiores por usarem signos ao invés de palavras, então fazemos uma coisa parecida em uma mescla de escrita/signo.

Uma coisa é certa independente da época, civilização ou país um desenho/signo é uma linguagem universal. Claro que dentro de algumas comunidades eles podem assumir um significado diferente, mas sempre será daquela forma, por exemplo, um coração vermelho todos veem que é um coração vermelho, mas lemos como amor, contudo só é um coração vermelho.
Como eu gosto é de causar, repara só na charge que resume a aula.




Espero que tenham gostado do assunto.
Até a próxima,
Profª Lene – História da Arte

Referência
< http://conceito.de/comunicacao > Disponível em 28 de Abr de 2017.
< http://obviousmag.org/archives/2014/01/o_que_e_arte_rupestre.html >Disponível em 28 de Abr de 2017.
http://obviousmag.org/archives/2014/01/o_que_e_arte_rupestre.html  Disponível em 28 de Abr de 2017.

< https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-na-antiguidade/arte-egipcia/ > Disponível em 28 Abr de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário