Alunxs, segue a lista de exercícios da última aula, espero que ajude, qualquer dúvida entrem em contato pelo e-mail potassia@outlook.com ou pelas redes sociais.
Em breve postarei também a lista de utilidades que fiz e passei durante a aula para auxílio na resolução da lista.
Abraços, Tássia.
Lista Introdução à Química Inorgânica - Cursinho Popular C@rolindxs de Jesus
01) (UFES) Qual é a alternativa em que só aparecem misturas ?
a)grafite,leite,água oxigenada,fósforo vermelho.
b)ferro,enxofre,mercurio,acido,muriatico (cloridrico).
c)areia,açucar,granito.metanol.
d)Vinagre,alcool absoluto,agua do mar,gas amoriaco.
e)ar,granito,vinagre,agua sanitaria
b)ferro,enxofre,mercurio,acido,muriatico (cloridrico).
c)areia,açucar,granito.metanol.
d)Vinagre,alcool absoluto,agua do mar,gas amoriaco.
e)ar,granito,vinagre,agua sanitaria
02) (UNESP) É uma substância composta:
A) Gasolina azul;
B) Gás de cozinha;
C) Monóxido de carbono;
D) Cobre metálico
E) Aço
B) Gás de cozinha;
C) Monóxido de carbono;
D) Cobre metálico
E) Aço
03) (MackenzieSP) O número de elementos, de átomos, de substâncias e de moléculas representados no sistema é, respectivamente:
a) 4, 12, 4 e 5
b) 9, 4, 5 e 4
c) 5, 5, 5 e 5
d) 4, 3, 3 e 2
e) 12, 5, 4 e 4
04) (UFAL) Tanto o diamante como na grafita São formados apenas por átomos de carbono, entretanto, diferem bastante na maioria de suas propriedades. Isto é
explicado pelo fato de apresentarem diferentes:
a)produtos de combustão
b)estruturas cristalinas
c)massas atômicas
d)núcleos atômicos
e)cargas elétricas
05) (FUVEST) Bronze (90% cobre + 10% estanho), "gelo seco" (CO² sólido) e diamante são, respectivamente exemplos de:
a)mistura, substância simples e substância composta,
b)mistura, substância composta e substância simples.
c)substância composta, mistura e substância simples.
d)substância composta, substância simples e mistura.
e)substância simples, mistura e substância composta.
b)mistura, substância composta e substância simples.
c)substância composta, mistura e substância simples.
d)substância composta, substância simples e mistura.
e)substância simples, mistura e substância composta.
06) (FUVEST-SP) Ar, gás carbônico, naftaleno, iodo, latão e ouro 18 quilates.
Se esses materiais forem classificados em substâncias puras e misturas, pertencerão ao grupo das substancias puras:
A) ar, gás carbônico e latão
B) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno
C) ar, ouro 18 quilates e naftaleno
D) gás carbônico, naftaleno e iodo
A) ar, gás carbônico e latão
B) iodo, ouro 18 quilates e naftaleno
C) ar, ouro 18 quilates e naftaleno
D) gás carbônico, naftaleno e iodo
07) (FUVEST-SP) Considere a tabela a seguir:
Ponto de fusão (ºC) Ponto de ebulição (ºC)
Oxigênio -218,4 -183
Fenol 43 182
Pentano -130 36,1
Qual é o estado físico dessas substâncias à temperatura ambiente (20°C) ?
08) (FUVEST) Ácido acético e bromo, sob pressão de 1atm, estão em recipientes imersos em banhos, como mostrado na figura adiante. Nessas condições, qual é o estado físico preponderante de cada uma dessas substâncias? Dados: o ácido acético apresenta temperatura de fusão igual a 17°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 118°C. O bromo apresenta temperatura de fusão igual a - 7°C e temperatura de ebulição a 1 atm igual a 59°C.
a) ácido acético sólido e bromo líquido.
b) ácido acético líquido e bromo gasoso.
c) ácido acético gasoso e bromo sólido.
d) ácido acético sólido e bromo gasoso.
e) ácido acético gasoso e bromo líquido.
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10) (UFUMG) O processo mais adequado para separar álcool de uma mistura de
acetona é:
a)filtração
b) decantação
c) peneiração
d) destilação fracionada
e) filtração a vácuo
11) (PUCRS) A flotação é um dos métodos de beneficiamento do carvão mineral. Isso é possivel, porque a fração rica em matéria carbonosa e a fração rica em cinzas apresentam diferentes:
A) Pontos de Fusão
B) Densidades
C) P. de ebulição
D) estado fisico
E) comportamentos magnetico
A) Pontos de Fusão
B) Densidades
C) P. de ebulição
D) estado fisico
E) comportamentos magnetico
12 ) (UFPE) Associe as atividades diárias contidas na primeira
coluna com as operações básicas de laboratório e fenômenos
contidos na segunda coluna.
(1) preparar um refresco de cajá a partir do suco concentrado ( ) sublimação
(2) adoçar o leite ( ) diluição
(3) preparar chá de canela ( ) filtração
(4) usar naftalina na gaveta ( ) extração
(5) coar a nata do leite ( ) dissolução
coluna com as operações básicas de laboratório e fenômenos
contidos na segunda coluna.
(1) preparar um refresco de cajá a partir do suco concentrado ( ) sublimação
(2) adoçar o leite ( ) diluição
(3) preparar chá de canela ( ) filtração
(4) usar naftalina na gaveta ( ) extração
(5) coar a nata do leite ( ) dissolução
13) (UFRRJ) Podemos classificar, como processo endotérmico e exotérmico,
respectivamente, as mudanças de estado:
a) liquefação e solidificação.
b) condensação e sublimação.
c) solidificação e evaporação.
d) fusão e liquefação.
e) evaporação e fusão.
14) (UNICAMPSP) - Qual é o estado físico (sólido,liquido,gasoso) das substancias da tabela abaixo, quando as mesmas se encontram no deserto da Arábia, à temperatura de 50°C (presão ambiente = 1atm)?
Substancia.........TF...........TE
Clorofórmio.........-63..........61
Éter etílico.........-116.........34
Etanol...............-117..........78
Fenol.................41............182...
Pentano...........-130...........36
TF= temperatura de fusão em °C
TE= temperatura de ebulição em °C
(Os dados da tabela estão a 1atm.)
Substancia.........TF...........TE
Clorofórmio.........-63..........61
Éter etílico.........-116.........34
Etanol...............-117..........78
Fenol.................41............182...
Pentano...........-130...........36
TF= temperatura de fusão em °C
TE= temperatura de ebulição em °C
(Os dados da tabela estão a 1atm.)
Gabarito
01) E
02) C
03) A
04) B
05) B
06) D
07)Oxigênio - gasoso ; Fenol - sólido e Pentano - líquido
08) E
09) B
10) D
11) B
12) 4, 1, 5, 3 e 2
13) D
14) Clorofórmio - líquido; Éter etílico - gasoso; Etanol - líquido; Fenol - líquido e
Pentano - gasoso.
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