PROPOSTA DE REDAÇÃO – TEMA 01

Oi, gente! 

Este aqui é o tema de redação para ser entregue no dia 09/04!

Lembrando que o primeiro dia do plantão será dia 16/04, contamos com a participação de tod@s!

Instruções:

- O texto deve ser escrito a caneta;
- A redação não pode ultrapassar 30 (trinta) linhas, nem ter menos que 7 (sete) linhas; e
- Não serão corrigidas redações que deliberadamente fugirem do tema proposto.

____________________________________________

TEMA 01




O homem é um produto cultural. Essa afirmativa é um dilema que tem sido discutido ao longo dos anos, associado ao fato de que não se evolui sozinho, mas em sociedade. A evolução tecnológica e a popularização da máquina indicam a evolução cultural mundial, mas também acarreta uma transformação nas relações interpessoais. Muitas pessoas passam mais tempo com a máquina do que em contato com seres humanos. Às vezes, esse contato com o outro se dá mediado pelo uso da tecnologia. Com base na leitura dos textos abaixo, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre as relações que se pode estabelecer entre o uso da tecnologia da comunicação e da informação com o comportamento humano no mundo contemporâneo.

Texto 01

“Como construções históricas, sociais e culturais, leitura e leitor são, sim, pertinentes ao universo tecnológico em que vivemos. O homem contemporâneo, fragmentado e fragmentador, lê as textualidades que elabora e que o engendram de forma disseminada, rizomática. A leitura, agora, não é a do mergulho no romance. Ela se faz pela interação explícita e necessária de competências, repertórios e objetos: o Sujeito entra no romance, sai pela poesia, envereda pela música, corta caminho pelo filme, se dispersa no celular e volta para o romance, misturando tudo o que leu, num caldeirão de sentidos extremamente criativos e sedutores”.
PINA, Patrícia Kátia da Costa; SAMPAIO, Dilcélia Almeida. Refletindo sobre os limites da leitura literária hoje. Revista
Via Atlântica, São Paulo, FFLCH - USP, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, n. 20, p.14, 2011.

Texto 02

“Passados mais de três séculos, a história do desenvolvimento tecnológico nos dá condições suficientes para avaliar as significações da tecnologia moderna que modelou a sociedade como industrial, pós-industrial e por último, da sociedade informática [...] ‘Nunca na história da humanidade tantas pessoas morreram de fome, na miséria ou pela violência’ [...] Vivemos a era dos extremos, devido aos paradoxos que se nos apresentam. A começar pelo próprio avanço tecnológico de um lado e o extermínio de culturas e povos (seja pela miséria, seja pela guerra) de outro. Vivemos num mundo em que a tecnologia representa o modo de vida da sociedade atual, na qual a cibernética, a automação, a engenharia genética, a computação eletrônica são alguns dos ícones da sociedade tecnológica que nos envolve diariamente. Por isso, a necessidade de refletir sobre a natureza da tecnologia, sua necessidade e função social”.
SILVEIRA, Rosemari; BAZZO, Walter Antonio. Ciência e tecnologia: transformando a relação do ser humano com o
mundo. IX Simpósio Internacional Processo Civilizador. Ponta Grossa, Paraná, Brasil. Disponível em:
http://www.uel.br/grupo-estudo/processoscivilizadores/portugues/sitesanais/anais9/artigos/workshop/art19.pdf. Acesso
em: 16.abr.2013.

Texto 03

“Uma criança manuseia um computador como se fosse brinquedo, não muito tempo atrás usar essas máquinas era papel exclusivo de cientistas da NASA. O homem é dotado de uma capacidade de aprender impressionante. Como podemos viver com tecnologia e ter uma qualidade de vida em família? Podemos começar com pequenas coisas, como programando almoçarmos ou jantarmos juntos todos os dias, passeios á parques, caminhadas, e outras atividades que nos aproximam e estreitam as relações com nossos entes queridos. Não devemos nos tornar escravos da tecnologia e deixar de lado valores que sobrepõe a qualquer avanço da vida moderna. Tecnologia facilita nossas vidas e amor nossas relações afetivas. Tente esquecer o computador e sair para passear, desligar seu celular por alguns instantes para se divertir”.
SILVA, Klaus. O homem moderno e a tecnologia. Diário de Votuporanga. Opinião. Disponível em:
http://www.diariodevotuporanga.com.br/mm/index.php?_path=opiniao&id=1817. Acesso em: 16.abr.2013.

Qualquer dúvida, podem me perguntar no e-mail nucci.rafa@gmail.com!

Nenhum comentário:

Postar um comentário